Com a orientação da professora Jaqueline que solicitou a postagem de uma das inúmeras tecnologias dependentes e independentes apresentadas em nosso seminário posto agora para vocês as que, mas me chamam atenção.
Tecnologia Independente: Quadro de pregas.
O quadro-de-pregas é um recurso visual versátil de fácil confecção, de pouco custo e útil para o professor. Serve de apoio de informação, apresentando-as de forma gradual e dinâmica. Pode ser utilizado em qualquer área de ensino, inclusive é muito usado no ensino da leitura e da escrita.
Dentre as suas vantagens podem ser destacadas:
· Pode ser fixado na parede
· Fácil de transportar de uma sala para outra
· Não requer uso de eletricidade
· Fácil de usar e de baixo custo
· Pode ser usado pelo professor e aluno
· Disponível na maioria das salas de aula
· As fichas podem ser preparadas com antecedência
· Vários podem ser usados ao mesmo tempo
Possibilidades de se trabalhar com o quadro de pregas:
- Achar o seu crachá que estará embaralhado no meio da roda e colocar no quadro de pregas de letras de acordo com a inicial do nome, os crachás restantes deverão ser contados, pois são os alunos ausentes.
- Escolher no meio da roda um crachá de um amigo e entregá-lo ao seu dono que deverá guardá-lo no quadro de pregas.
- Cada um pega o seu crachá no quadro de pregas e anda aleatóriamente pela sala. Ao sinal da professora deverão fazer uma cobra colocando os crachás em ordem alfabética observando a letra inicial; falar onde mais usamos esta ordem( agenda telefônica, dicionário,lista da escola, etc);
Tecnologia dependente: videoconferência.
Videoconferência é uma tecnologia que permite o contacto visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes, dando a sensação de que os interlocutores encontram-se no mesmo local. Permite não só a comunicação entre um grupo, mas também a comunicação pessoa-a-pessoa. (Wikipédia)
Dentre suas vantagens se destacam:Economia de tempo, evitando o deslocamento físico para um local especial;
Economia de recursos, com a redução dos gastos com viagens;
Mais um recurso de pesquisa, já que a reunião pode ser gravada e disponibilizada posteriormente.
Além destes aspectos, os softwares que apoiam a realização da videoconferência, em sua maioria, permitem também, através da utilização de ferramentas de compartilhamento de documentos:
Visualização e alteração pelos integrantes do diálogo em tempo real;
Compartilhamento de aplicações;
Compartilhamento de informações (transferência de arquivos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário